quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

NATAL: Vocação de sermos humanos!


Natal é festa de Deus entrando na história e realizando o milagre da Encarnação. É festa da Virgem Maria, dizendo SIM ao plano de Deus e ficando grávida do Espírito Santo, passando a trazer em seu seio aquele que seria o homem Jesus, conhecido como o Galileu. É a festa do amor, da aliança de Deus com a humanidade, festa da Luz e da Alegria.
Por isso mesmo é a festa que nos ensina e nos relembra que nossa verdadeira e mais profunda vocação é sermos humanos, verdadeiramente humanos, profundamente humanos. Pois somente mergulhando fundo em nossa humanidade realizamos aquilo para o que Deus nos criou: sermos imagem de seu Filho que se fez humano aprendeu a ser humano, é humano sem deixar de ser Deus.
Assim, Natal é a festa dessa vocação comum a todos nós: o aprendizado de ser humano, único caminho de acesso ao verdadeiro Deus. A partir desta vocação que é nosso solo comum, desenvolvem-se então todas as vocações específicas, leigas, ordenadas, consagradas, religiosas. Porque é humano o homem um dia deixar seu pai e sua mãe para unir-se à sua mulher e formar com ela uma só carne. Porque é humana a mulher um dia deixar sua família e a proteção do lar paterno para unir-se ao homem que ama e dele gerar filhos e formar a sua família. Porque é humano um dia um homem atender ao chamado que lhe ressoa dentro do peito de não constituir família nem nada ter de seu a fim de colocar-se inteiramente a serviço do povo de Deus. Porque são humanos, tantos homens e mulheres renunciarem a possuir bens, a constituir família, e a decidir sobre a própria vida, consagrando-se pelos votos religiosos e dispondo-se a ser enviados em missão longe de seu país, sua língua, sua cultura. E muitas vezes ali dão seu sangue e sua vida.
A vocação primordial do ser humano é essa: ser humano. E viver plenamente essa humanidade poderá expressar-se de muitas maneiras. Porém, se a expressão primordial não estiver expressa e vivida, todas as maneiras e especificidades estarão falseadas, desviadas e não poderão comunicar nada aos homens e mulheres com quem convive. Só é testemunha quem é primeiro e antes de tudo humano. O Natal ensina isso, revelando ser esse o caminho que o próprio Deus escolheu: revelar quem é, manifestar sua divindade assumindo plenamente a humanidade.
Texto adaptado de Maria Clara Bingemer - Teóloga

A todos que esse ano se fizeram presentes na caminhada Vocacional, o nosso sincero agradecimento, na esperança que no próximo ano possamos caminhar ainda mais unidos e de mãos dadas.
Desejamos a todos Boas Festas, vivendo a feliz espera do Senhor, que veio, vem e sempre virá em nossas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário